Componente quase indispensável em grandes construções, o Concreto Armado consiste em estruturas de concreto preenchidas por aço.

O concreto em si, já é muito resistente. Porém, o aço vem para somar nessa força, dando ainda mais resistência e tornando a construção mais robusta e eficiente. Para tanto, é necessário construir um projeto com cálculos precisos sobre a resistência do concreto, bitola e área de aço, espaçamento entre as estruturas e o tamanho dos componentes.

Um bom projeto também leva em conta a qualidade do concreto em si, o que pode impactar não só no nível de resistência, mas também o tamanho das peças e orçamento de toda a execução. Isso é possível devido à diminuição do tamanho destas e, consequentemente, impactar no volume do concreto, suas fôrmas, tempo de desforma, entre outros aspectos produtivo.

Como o concreto é mais resistente à compreensão e não à tração, as estruturas de aço são imprescindíveis para complementar este desempenho nas estruturas como vigas e lajes, por exemplo.

Além da ampla resistência, o custo de manutenção do concreto armado é muito baixo. Aliando a isto, a vantagem também é que esse tipo de estrutura pode ser moldada de várias maneiras.

O concreto armado ainda dispensa uso de mão de obra mais qualificada para sua execução, em comparação com outros tipos de estruturas metálicas, além de possuir maior resistência ao fogo e as intempéries do tempo.

Seja qual for o sistema de construção, o concreto armado sempre sairá na frente quando o assunto for durabilidade, inclusive contra choques e vibrações bruscas.

Muito além da técnica apropriada, para que o concreto armado realmente proporcione todas as vantagens citadas, é necessária uma equipe de engenheiros profissionais especializada composta por ‘Calculistas’ que siga todas as normas técnicas vigentes.

Falar agora
1
Podemos ajudar?
Olá.
Podemos ajudar?
Powered by